O NUSEC é um núcleo de estudo, pesquisa e extensão ligado a Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), sob a coordenação da professora Therezinha de Jesus Pinto Fraxe. Foi fundado em 2002, por uma equipe de pesquisadores, professores e discentes da UFAM. Hoje, o NUSEC possui uma equipe multidisciplinar, envolvendo pesquisadores dos cursos de Engenharia Florestal, Engenharia de Pesca, Agronomia, Biologia, Ciências Sociais, Administração dentre outros, que desenvolvem trabalhos de ensino, pesquisa e extensão no Estado do Amazonas. Desde 2004, as tecnologias sociais apropriadas vêm sendo desenvolvidas pelo NUSEC nas comunidades rurais do Estado do Amazonas, por meio de projetos financiados pelas mais diversas instituições de fomento.As linhas de pesquisa-ação do NUSEC buscam contribuir cientificamente com o desenvolvimento social e econômico dos agricultores Amazônicos. A transferência dos produtos e processos desenvolvidos pelos pesquisadores para esses agricultores ocorre através dos cursos, palestras e oficinas.Os pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas que compõe o NUSEC atuam na orientação de diversos trabalhos de PIBIC Jr (estudantes secundaristas residentes em uma das comunidades rurais onde o Núcleo de Socioeconomia desenvolve trabalhos de pesquisa e extensão), PIBIC, monografias, dissertações e doutoramento, associados com a temática da agroecologia.

MISSÃO

Atuar em comunidades tradicionais do Amazonas por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal do Amazonas, visando às dimensões social, econômica, ambiental, política, ética e cultural.

VISÃO

Qualificar-se como centro de referência no apoio ao ensino, pesquisa e extensão, contribuindo com o desenvolvimento científico e tecnológico do Amazonas sob uma perspectiva de valoração do saber tradicional associada ao conhecimento acadêmico.

OBJETIVOS

O objetivo do núcleo consiste em aprender as diferentes formas de uso e recursos naturais, manejados por famílias rurais do Estado do Amazonas, identificando seus métodos de subsistência, comercialização e organização sociopolítica, possibilitando uma atuação em diferentes áreas de estudo multidisciplinares no desenvolvimento de pesquisas, ensino e extensão rural, em diálogo com as comunidades rurais.

ATUAÇÃO PROFISSIONAL

O NUSEC é formado por um grupo multidisciplinar de estudantes e pesquisadores com diferentes áreas e temáticas de atuação, com vistas a desenvolver trocas interdisciplinares.

LINHAS DE PESQUISA

•          Indicadores socioeconômicos para subsidiar gestão de políticas públicas e sociais em comunidade rurais amazônicas;
  •          Socio (bio) diversidade em áreas de várzea no rio Solimões-Amazonas;
  •         Formas de produção e reprodução sociocultural das comunidades tradicionais amazônicas;
  • Situações de ação de territorialização, poder e conflitos em comunidades rurais amazônicas;